Não há dúvidas que os avanços tecnológicos modernizaram muitos processos industriais, tornando a produtividade mais eficiente e assertiva. Um dos principais fatores que contribuem para essa revolução na produção é a conectividade.
Nesse sentido, vamos explicar o que significa esse conceito e as principais vantagens da conectividade na indústria 4.0. Boa leitura!
O conceito de Indústria 4.0 já está sendo enfatizado há um tempo. Afinal, a tecnologia está em todos os setores, otimizando os processos.
Porém, todo o crescimento é possível porque a internet está cada vez mais acessível e rápida. Nesse contexto, a conectividade pode ser considerada a base para a transformação digital. Por isso, o termo é tão relevante para a produção industrial.
Podemos dizer que a conectividade na indústria é uma estratégia de negócio, pautada na otimização e integração de sistemas, máquinas, dados e pessoas.
A partir de recursos tecnológicos, como Big Data, Inteligência Artificial e Internet das Coisas, oferece infinitas possibilidades para o setor industrial. Além disso, garante mais assertividade e eficiência na tomada de decisão, minimizando erros e custos.
Vale ressaltar também que o 5G terá um impacto único na Indústria 4.0, abrindo espaço para a construção de novos modelos operacionais dentro das organizações. Isso porque oferece suporte a aplicações em tempo real para fabricação, manutenção e operações. Tudo isso graças à implementação de redes privadas sem fio.
Aliás, com o aumento da conectividade, as redes sem fio permitem a construção de espaços inteligentes não só nas cidades, mas também no campo e nas fábricas.
Por esses motivos, podemos dizer que, nos próximos anos, ainda mais indústrias aproveitarão melhor as oportunidades oferecidas pela conectividade. E, com isso, transformarão o modo de operar, de forma inteligente e inovadora.
Com a conectividade, a linha de produção se torna mais inteligente, com setores interligados e o envio e recebimento de dados a todo instante. Com isso, as decisões são tomadas com base em informações atualizadas, o que garante mais assertividade e segurança.
Como todos os processos fluem de forma eficiente, todo o fluxo de produção é impulsionado, e os resultados são praticamente livre de erros. Mas, além disso, a conectividade oferece outras vantagens. Veja a seguir!
Com uma boa gestão e uso de soluções tecnológicas, toda a produção é flexibilizada e a linha de montagem se torna mais inteligente. O recebimento de dados em tempo real permite redirecionar o foco e adequar a produção com facilidade.
Essas características fazem com que a produção seja mais coerente com as necessidades do mercado. Na prática, é possível tornar os estoques mais equilibrados, evitando problemas com interrupções na produção ou excesso de itens armazenados.
Com informações atualizadas, o gestor pode tomar decisões com mais segurança. Isso porque a conectividade permite acessar relatórios e gráficos em tempo real.
Assim, cada setor pode organizar seus processos com mais eficiência. Como consequência, a indústria se torna mais competitiva e produtiva.
Com a conectividade, a integração dos setores é um fato. Em outras palavras, cada setor exerce a sua função e, ao mesmo tempo, fornece dados aos demais.
Essa atualização em tempo real gera outro benefício que contribui para o aumento da produção: a redução de custos.
Afinal, os erros são minimizados, permitindo o corte de gastos desnecessários. Além disso, é possível corrigir falhas e investir em novas oportunidades.
Assim como existem muitas vantagens, há também alguns desafios que devem ser superados. Veja 3 deles a seguir.
É preciso garantir que os colaboradores tenham habilidades necessárias para lidar com as novas tecnologias e formas de trabalho. Por se tratar de soluções novas no mercado, pode ser difícil encontrar mão de obra qualificada.
Nesse caso, o ideal é investir em programas de treinamento, valorizando os colaboradores da empresa e adaptando as equipes para as novas soluções.
Também se pode esperar problemas de segurança, já que mais dispositivos estarão conectados à internet. Por isso, é preciso garantir que os protocolos de segurança sejam devidamente aplicados antes de ampliar o uso de tecnologia na empresa.
Ao mesmo tempo em que a tecnologia pode ser implementada para otimizar processos, também pode ser usada com a intenção de prejudicar organizações e usuários. Isso está diretamente ligado ao aumento da ocorrência de ciberataques. Por isso, é preciso estar preparado para proteger os seus dados.
Em uma realidade cada vez mais digital, a conectividade foi apontada como um dos três pilares que impulsionarão a produtividade industrial nos próximos anos.
A principal razão é que os benefícios das tecnologias da indústria 4.0 só podem ser alcançados com uma conexão eficiente. Ou seja, a inovação depende da conectividade e é por isso que é considerada uma megatendência.
Aliás, a conectividade está no DNA de todas as demais modernizações, afinal o futuro da indústria é, sem dúvidas, ainda mais conectado.
Entendeu por que a conectividade é tão importante para a produção industrial? Essa tendência já é uma realidade em diversos negócios e pode ajudar a sua empresa a se tornar mais eficiente e produtiva.
A Siembra é uma empresa de automação industrial que oferece soluções para gestão e comunicação interna. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções.
Para ficar por dentro das principais novidades e tendências do setor, acompanhe o nosso blog!